Você quer mesmo Inovar?

Inovação é uma daquelas metas que sempre passeia pela mente dos executivos.

 Mas o que é Inovação? 

Inovar é fazer diferente. Diferente do que se fazia ou do que o corrente “know how” realiza. É criar uma nova forma de fazer.

Para tal é necessário ter idéias, mas não só isto, é necessário implementar estas idéias. Ser criativo e produzir novas idéias e conceitos é muito importante, no entanto, implementar estas idéias e conceitos sim é o que cria uma nova forma de fazer.

Não se deve fazer diferente apenas para ser diferente. A Inovação tem um compromisso com o resultado. Ser produtivo, ser rentável ou criar novos seguimentos de ação deve ser a meta da Inovação.

Pesquisa & Desenvolvimento é fundamental, mas inovar é mais que isto. Muitas vezes é necessário desenvolver novas tecnologias para Inovar, mas a Inovação é mais que isto . Por exemplo, vivemos avanços tecnológicos importantes em computação, mas observamos inovação no IPad. Mudanças de conceito podem ser  acompanhadas de grande processo tecnológico associado para permitir que as idéias e conceitos sejam efetivadas.

Inovar é mudar. Apesar de estar na moda, muitos executivos ainda tem o discurso da Inovação e a cabeça de conservadores. Sabemos que empresa não existe, o que é existe é o movimento de gente. E gente é conservadora. Querem conservar suas posições, seus empregos, seu status etc.

É mais comum do que se imagina a postura: “Não balance o barco”. Aquele executivo que não quer nada mude, mas mantém o discurso da Inovação. Não se pode inovar com mesmice, com mentalidade tacanha.

No fim, precisamos ter disposição para mudar, mas que isto sermos criativos, mais que isto sermos implementadores, mais ainda sermos perseguidores de resultado. Isto é o resumo de Inovar.

E ai? Quer mesmo Inovar? Ou quer só ficar na moda?

You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe seu comentário

Powered by WordPress | See the Latest Cell Phone Deals at Bestincellphones.com. | Thanks to MMORPG, Video Game Music and Isochronic beats. Adaptação: robMietto.