Método da Depuração Sucessiva

Para qualquer situação de mudança, existe sempre duas situações importantes: A situação corrente ou atual, e aquela que se quer atingir ou situação futura.

Como mágica não existe, infelizmente, toda a transição é obvio o que se diz: uma transição, ou seja, um processo de mudança com inumeras fases entre estes estados extremos. Tentar ir da situação atual para a situação desejada direto, não é nunca uma boa estratégia ( ou tática).

Deve-se construir estados intermediários, ou fases, que tenham características das duas fases extremas. Os estados intermediários, assim, terão muito da estado atual e algo do estado futuro ou desejado.

Duas máximas devem ser observadas:

1) O Bom é inimigo do Ótimo;

2) Não há nada, isto inclui os sistemas, que não possa melhorar.

Seguimos assim um formato de depuração sucessiva, ou transformação da realidade atual em futura. Melhorias contínuas que  construam da nossa meta.

Este estado futuro, deve estar sempre claro em nossa mente, mas nem sempre precisa ser revelado a todos. O que deve ser revelado é os benefícios que se devem obter no futuro ( o quê?), mas não o como. Isto pode reduzir as resistências e as expectativas, ambas são problemáticas e dificultam o processo de mudança, freiando-o ou fazendo acelerar desnecessariamente.

Usar o processo de depuração sucessiva faz com que tenhamos sempre uma condição melhor que a anterior, mas também permite que aceitemos que também esta nova situação não é perfeita. Isto é dor profunda para o perfecionistas, mas é bálsamo para os realizadores.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe seu comentário

Powered by WordPress | See the Latest Cell Phone Deals at Bestincellphones.com. | Thanks to MMORPG, Video Game Music and Isochronic beats. Adaptação: robMietto.