Focar é sempre o Melhor a Fazer?

Sempre estamos ouvindo que precisamos focar. É importante ter foco. Quem não foca não usa o melhor de suas energias para o sucesso.

Tudo isto tem muito de razão. Mas tudo não começa com foco.

Em muitos momentos da vida e de nossas estratégias precisamos abrir possibilidades. Nem sempre estamos certos onde realmente focar. Precisamos divergir para depois convergir. Criar alternativas, alimentá-las de igual forma e ver quais se desenvolvem melhor. E ai sim focar nas mais promissoras.

Quando alguém prepara mudas de plantas, ela coloca quatro sementes em um mesmo pote de terra. Dá igual tratamento quanto ao solo, água, temperatura e insolação. Depois de algum tempo seleciona as duas melhores plantas que nasceram, e elimina as duas que não foram tão bem. Mantem o mesmo tratamento igual. Depois de algum tempo, mantém apenas a de melhor performance. Obvio que existe foco nesta estratégia, mas durante algum tempo, não se sabe em qual das plantas se deve focar, é necessário tempo e observação.

Esta visão do foco sem pensar sobre o tema. Só faz com que não aproveitemos potenciais e importantes oportunidades.

Quantas empresas já vi manter o foco durante tanto tempo e nem perceber que o mercado mudou. O abrir-se para possibilidades de tempos em tempos, faz com que façamos novas descobertas e ajustemos no nosso foco.

Temos também o habito de focar em ações onde somos mais hábeis e segundo nossas conveniências. Isto parece certo, mas é extremamente perigoso. Quem pode nos garantir, que para sobreviver, não tenhamos que adquirir novas habilidades e adaptar nossas conveniências.

Pense sobre isto. Foco por foco, não é solução.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe seu comentário

Powered by WordPress | See the Latest Cell Phone Deals at Bestincellphones.com. | Thanks to MMORPG, Video Game Music and Isochronic beats. Adaptação: robMietto.