Respeite o Negócio do Padeiro

Temos que respeitar o negócio do padeiro, afinal não sabemos fazer pão.

Todo negócio tem a sua arte, seus segredos, sua forma correta de ser conduzido. Não podemos confundir gestão, capacidade de diagnóstico e de entender as mecânicas de um negócio com o negócio propriamente dito.

Existem talentos e conhecimentos fundamentais para executar um determinado negócio. Existe uma alma e esta alma nada tem a ver com o processo de gestão. A boa e a má gestão podem, obviamente causar um bom ou mal resultado, mas sem esta alma não existe negócio.

Este talento pode ser individual ou coletivo. Na verdade, ele sempre se torna coletivo disparado por um talento individual.

Existe um movimento inercial neste processo. Leva tempo para este talento coletivo pegar. Mas leva tempo também para este talento coletivo se extinguir. Empresas que perder este elemento de ignição podem preservar sua alma, no entanto, existem empresas operando sem alma, só com gestão. Estas empresas são verdadeiros zumbis vagando pelo mercado.

Você  que é gestor deve procurar entender bem o seu negócio, mas compreender igualmente a alma e vocação do negócio e em qual estágio ele está: se em ignição, se em expansão para o coletivo, se em velocidade de cruzeiro, se em processo de perda da alma ou já é um absoluto zumbi.

Mais do que números, existe uma psicologia empresarial que deve ser entendida.

Temos mesmo que respeitar a arte do padeiro…

You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe seu comentário

Powered by WordPress | See the Latest Cell Phone Deals at Bestincellphones.com. | Thanks to MMORPG, Video Game Music and Isochronic beats. Adaptação: robMietto.